top of page

4 MANEIRAS DE DRONES COMBATER INCÊNDIOS FLORESTAIS


Antes e depois do fogo, os drones reúnem informações essenciais para ajudar os bombeiros.



Em 8 de novembro de 2018, um incêndio florestal atingiu as cidades de Paradise e Magalia, no norte da Califórnia, destruindo mais de 18.000 estruturas e matando pelo menos 85 pessoas. O chamado “Camp Fire” viria a ser conhecido como “o incêndio mais mortal e destrutivo na Califórnia” na mídia. Infelizmente, estava longe de ser o primeiro ou o último.



Um número crescente de incêndios florestais semelhantes fora de controle no norte da Califórnia começou a revelar os benefícios que drones e outros sistemas de aeronaves não tripuladas (RPAS) podem fornecer para operações de resposta e recuperação. As equipes de enviadas ao Camp Fire enviaram seus drones em 518 voos de mapeamento diferentes em condições de fumaça e coletaram 1,4 trilhão de pixels de dados que foram georreferenciados e agrupados em formatos de mapa. Com visuais atualizados, as equipes de bombeiros mapearam os danos e planejaram as próximas etapas. Em alguns casos, os proprietários foram até mesmo capazes de enviar as imagens dos mapas dos drones para seguradoras para processar sinistros quase imediatamente - um processo que tradicionalmente pode levar dias ou semanas. Muitos usaram as imagens para obter acesso aos fundos de socorro da FEMA para as famílias afetadas pelos incêndios.


Drones são particularmente cruciais para incêndios florestais que tendem a ficar fora de controle rapidamente e colocam em risco os pilotos e a tripulação. Há apenas uma pequena janela de contenção entre o momento em que o fogo começa e quando ele fica fora de controle. Os drones oferecem aos bombeiros uma visão aérea do terreno e os ajudam a determinar para onde o fogo se moverá em seguida, para que possam tomar decisões rapidamente sobre para onde as tripulações devem ir e quem deve ser evacuado.


“Isso remete ao velho ditado: 'Uma imagem vale mais que mil palavras, certo?", Disse David Danielson, um dos dois principais pilotos do programa de RPAs do Departamento de Bombeiros de Los Angeles (LAFD). "Você está criando essa consciência situacional. Você está mitigando o risco, está evitando ferimentos aos bombeiros e está preservando a propriedade que está tentando salvar ”.

Se você é um bombeiro responsável pela resposta, mitigação e resgate de incêndios florestais, os benefícios dos drones são imensos. Detalhamos quatro benefícios principais com histórias complementares abaixo.


1. Consciência situacional em um curto espaço de tempo


Um drone ajuda você a decidir em minutos o tipo e a quantidade de recursos a enviar para o local de um incêndio florestal. Alguns drones também são equipados com sensores térmicos , que usam radiação infravermelha para ajudar os socorristas a localizar assinaturas de calor de humanos e locais de incêndio que mostram onde os incêndios têm maior probabilidade de se espalhar.


Em 23 de outubro de 2020, um incêndio florestal eclodiu no condado de Nan'ao , uma área rural montanhosa no sul da China. Ventos de alta velocidade moveram o incêndio, levando à formação de três focos de incêndio. Os funcionários de segurança pública foram obrigados a mobilizar todas as suas forças para conter o fogo. Para reunir o máximo de informações possível e garantir que os recursos fossem distribuídos de forma adequada, a equipe da linha de frente contou com um drone DJI Matrice 300 RTK equipado com um sensor híbrido H20T, ou seja, sensores de luz visível e infravermelho radiométrico. Com essas ferramentas, a equipe foi capaz de obter um novo nível de consciência situacional. Assim que a maior parte do fogo foi extinta, a equipe usou seu drone para encontrar e eliminar pontos de fumaça que poderiam ter levado à reignição.


Os dados do drone também podem ajudar a garantir que os tomadores de decisão estejam todos na mesma página. Uma resposta a um incêndio florestal geralmente envolve operações em grande escala, nas quais o comandante do incidente deve tomar decisões sobre o pessoal e a distribuição de recursos. Drones são geradores de inteligência eficazes que podem capturar dados e informações detalhadas do campo e transmitir ao vivo de volta para o centro de comando. Por ter essa visão aérea em tempo real, você pode ver exatamente o que está acontecendo e não precisa depender de informações de segunda mão. Você sabe o que está acontecendo e onde. Você também pode monitorar sua tripulação para ver sua localização e se você está enviando-os na direção certa.


2. Proteja seu pessoal


Com a inteligência aérea capturada por drones, os comandantes de incidentes podem tomar decisões informadas para manter os bombeiros seguros enquanto mergulham no fogo e trabalham para salvar a vida das pessoas. Com um drone, você pode monitorar sua tripulação de longe para garantir que eles estejam seguros e seguindo na direção certa. Além disso, a filmagem do drone pode informá-lo para onde enviar forças de apoio.


Em 13 de agosto de 2017, os bombeiros da área de Yosemite lutaram contra um incêndio de nove dias em Southfork, Califórnia, que foi complicado por árvores de madeira enfraquecidas na região próxima. Voar com aeronaves tripuladas em desfiladeiros estreitos era perigoso devido a uma coluna de fumaça ondulante. Ao mesmo tempo, uma tempestade inesperada espalhou o fogo, borrando a linha de contenção primária dos bombeiros e ameaçando se espalhar para aldeias próximas.


Para proteger a tripulação, o corpo de bombeiros de Yosemite usou um drone DJI com a carga térmica Zenmuse XT para mapear as linhas de fogo e transmitir informações ao vivo para os controladores para decisões operacionais e consciência situacional. Como lembrou o capitão do Corpo de Bombeiros de Menlo Park, Tony Eggiman : “O major de operações me disse mais tarde que isso baixou sua pressão arterial de cerca de 200 para cerca de 100. Ele estava realmente feliz”.


E os bombeiros hoje podem confiar que a tecnologia de drone térmico só melhorou desde 2017. Com o M300 RTK e o H20T, as equipes de resposta estão se beneficiando de tempos de vôo mais longos de até 55 minutos, maior resistência às intempéries e dados de maior qualidade com zoom e funcionalidade pontual.


3. Mapeamento rápido para resposta a incidentes, recuperação pós-incidente


Com muita frequência, a infraestrutura inadequada e o terreno desafiador tornam perigoso, demorado e ineficaz patrulhar áreas de alto risco em busca de possíveis sinais de um incêndio potencial. Com o mapeamento de drones, as equipes podem obter uma visão completa da situação do solo rapidamente e obter o entendimento de que precisam.


Para realizar o trabalho, as soluções de drones para resposta a incêndios florestais normalmente possuem câmeras visuais RGB e térmicas. O primeiro oferece uma visão em tempo real de diferentes situações e é capaz de localizar facilmente sua equipe de bombeiros ou equipamentos próximos. Uma câmera visual também pode ser usada para informar uma equipe sobre topografia difícil ou outros desafios que podem estar entre eles e um incêndio. A câmera térmica, por sua vez, busca assinaturas de calor humano ou pontos críticos de incêndio. Isso pode ajudar a localizar pontos críticos em uma cena de incêndio em segundos e ver as pessoas presas mesmo em áreas de fumaça densa. As câmeras térmicas fornecem informações essenciais que simplesmente não podem ser obtidas em um mapa visual.


Os benefícios dos drones de combate a incêndios ficaram claros em um grande incêndio que eclodiu em 4 de abril de 2020 perto da zona de exclusão de Chernobyl . Enquanto as chamas ameaçavam mais de 40.000 hectares de florestas voláteis, a fumaça preta tornou quase impossível para as câmeras visuais ver a origem e o alcance dos crescentes incêndios. Os respondentes implantaram 10 drones com sensores térmicos e foram capazes de localizar pontos de acesso rápido e eficientemente. O mapeamento rápido do incêndio ajudou os comandantes do incidente a direcionar equipes de terra de 1.000 bombeiros e 120 caminhões de bombeiros para extinguir o incêndio de forma rápida e segura.


Mais perto e mais barato que um helicóptero


Embora o mapeamento visual e térmico possa ser realizado com aeronaves tripuladas, o mapeamento de drones tem o potencial de oferecer uma imagem completa. Drones podem coletar dados de pontos de vista que aviões e helicópteros simplesmente não podem e podem voar em momentos que seriam muito perigosos para uma aeronave tripulada. Drones voam mais baixo do que helicópteros, fornecendo uma imagem mais matizada da situação, e podem navegar em espaços apertados ou perigosos onde nenhum piloto de helicóptero se atreveria a ir. Em alguns casos, drones e helicópteros de combate a incêndios podem ser usados ​​em conjunto para cobrir o máximo de terreno possível.


Durante o incêndio em Umpqua do Norte em 2017, em Oregon, por exemplo, o Departamento do Interior dos Estados Unidos (DOI) usou um drone com uma câmera infravermelha para localizar incêndios menores que um helicóptero pode ter perdido. O DOI estimou que a descoberta do incêndio evitou cerca de US $ 50 milhões em danos à propriedade e à infraestrutura. É importante observar, entretanto, que drones não autorizados não devem chegar perto de aeronaves tripuladas.


Drones também desempenham um papel importante após o incêndio ter sido apagado, tornando a recuperação da destruição possível em um cronograma mais rápido. Durante o Carr Fire, as equipes pilotaram drones voando baixo para capturar imagens de 360 ​​graus da destruição. Para os residentes forçados a deixar suas casas, isso forneceu informações valiosas sobre danos à propriedade para avaliar os pedidos de seguro mais rapidamente, permitindo que as vítimas tomassem medidas para reconstruir suas vidas mais cedo ou mais tarde.


4. Administrar queimaduras prescritas


Uma das principais ferramentas que cientistas e bombeiros usam para prevenir incêndios florestais é a queima controlada e prescrita. Esta técnica envolve intencionalmente fazer pequenos incêndios sob condições estabelecidas para limpar acúmulos de arbustos e outras partes do ecossistema que poderiam se tornar combustível em um futuro incêndio não planejado. Enquanto as queimadas controladas são tradicionalmente acesas com tochas de gotejamento portáteis, soluções como IGNIS , uma carga útil construída especificamente para combate a incêndios, permitem que um piloto de drone conduza remotamente operações de queima controlada, mantendo todo o pessoal a uma distância segura.



Trabalhando com o drone DJI Matrice 600 Pro , o IGNIS pode soltar esferas de ignição do tamanho de uma bola de pingue-pongue no local desejado. Cada esfera individual é preenchida com permanganato de potássio que, quando combinado com etilenoglicol antes de cair, inicia uma reação química. O pequeno tamanho das esferas permite que um piloto de drone controle facilmente o tamanho e a localização da queima.


As missões podem ser feitas manualmente ou automatizadas com o aplicativo IGNIS. Isso permite que os bombeiros carreguem sobreposições topográficas existentes para uma rota de voo que corresponda ao ambiente. Para obter melhores resultados, é possível utilizar a câmera térmica híbrida Zenmuse H20T para observar como os incêndios controlados estão progredindo em tempo real e fazer ajustes em tempo real.


Conclusão: O futuro do combate a incêndios


Em todo o mundo, incêndios florestais destrutivos estão se tornando cada vez mais comuns. Dos 20 maiores incêndios florestais na história do estado da Califórnia, seis deles ocorreram apenas em 2020. Enquanto isso, a Austrália viu incêndios florestais consumirem milhões de acres de terra e destruir bilhões de dólares em propriedades. Felizmente, armados com novas tecnologias, os bombeiros estão bravamente enfrentando o desafio. As tripulações estão usando a inovação dos drones para responder rapidamente, distribuir recursos e, por fim, salvar vidas e propriedades. Drones também se tornaram imperativos nos dias e meses antes e depois de um incêndio - ajudando a facilitar queimaduras controladas preventivamente e oferecendo às vítimas uma maneira de registrar rapidamente os danos à sua propriedade para fins de seguro.


PARA SABER MAIS DETALHES SOBRE OS EQUIPAMENTOS ENTRE EM CONTATO CONOSCO ATRAVÉS DE NOSSO E-MAIL (CONTATO@DRONEVISUAL.COM).


A Drone Visual possui uma das maiores lojas de Drones do Brasil, possuímos todos os drones da linha Mavic além de todos os produtos DJI e principais drones do mercado, acessórios e softwares disponíveis para a aplicação profissional.

Acesse nossa loja e confira nossos produtos: CLIQUE AQUI.


SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS PARA ESTAR SEMPRE ATUALIZADO SOBRE OS DRONES E SUAS TECNOLOGIAS EMBARCADAS.

Quer saber mais sobre esse e outros Drone? CLIQUE AQUI para ser direcionado a pagina do produto e também a nossa loja online, fique a vontade para nos mandar um WHATSAPP para conversar diretamente conosco!! :D


A Drone Visual é uma das melhores escolas profissionalizantes de drones no Brasil, temos curso que vão desde 1 dia de operação básica, até 10 dias com 80 horas de conteúdo passando todo o conhecimento de operação, aplicativos de voo como o DJI GO 4.0, legislação, mapeamento topográfico, agrícola, inspeções, manutenção de drones e muito mais.

Não fique fora do mercado de Drones com um conhecimento básico, faça um curso de capacitação e se torne um profissional qualificado a trabalhar em um dos setores que mais cresce no mundo.


Acesse nossa página e confira todos os detalhes de nossos presenciais, EAD e ON-LINE: CLIQUE AQUI.


DEIXE SUAS DÚVIDAS E COMENTÁRIOS ABAIXO.



Fonte [DJI]


Posts recentes

Ver tudo

Escola de Drones - Cursos de Piloto

Interessado em Drones? O que acha de iniciar um curso de capacitação profissional nessa area que não para de crescer no Brasil e no mundo inteiro. Com variadas aplicações e diversos beneficios os Drones serão muito utilizados por todos no futuro, não perca tempo!!

A Drone Visual é a primeira empresa no Brasil a possuir cursos exclusivos online, teóricos e práticos na área de Drones, voltados a empresas e profissionais que desejam entrar nesse mercado. 

Possuímos um campo de Treinamento próprio com áreas abertas, seguras, os melhores profissionais e equipamentos a sua disposição.

 

Venha nos visitar e conheça a maior escola de Drones !

mavic_mini_2_folded-0.jpg

Loja

Revendedor Oficial DJI
dbf837a3d36495aadcb9c2d94e0c3479.jpg

Mavic

Drone portátil com recursos profissionais

Sem título.png

Matrice

Drone empresarial

airzusofficial2.jpg

Phantom

Drone para mapeamento aéreo

maxresdefault.jpg

Agras

Drone para Pulverização Agrícola

bottom of page