A P1 é a melhor câmera da DJI para topografia, foi projetada para atingir a máxima excelência fotogramétrica, prometendo um nível sem precedentes de precisão, desempenho e coleta de dados de alta precisão e quando se trata de criar mapas ou modelos 3D de ambientes, a fotogrametria é a tecnologia ideal para topógrafos e profissionais de GIS em todo o mundo.
Primeiramente e de forma rápida a Fotogrametria é a ciência de coleta de fotos capturadas de diferentes pontos de vista, muitas vezes por meio de levantamento de drones. Essas fotos são, então, processadas usando software específicos de fotogrametria para criar mapas 2D de alta resolução e reconstruções 3D. A partir desses modelos é possível medir distâncias, superfícies e volumes de objetos físicos.
1. Melhor resolução e precisão
A P1 integra um sensor de alta sensibilidade e baixo ruído, com 45 megapixels e lentes intercambiáveis de foco fixo de 24/35/50 mm.
Essa resolução não se traduz em apenas melhor precisão - e, eventualmente, em modelos 3D mais precisos -, mas a P1 também oferece um maior grau de flexibilidade para atender aos requisitos do projeto ou do cliente. Além disso, como a maioria das outras câmeras de topografia, a P1 usa um Obturador Mecânico Global (obtido com um obturador de folha central) para remover a distorção do obturador, sendo capaz de capturar em velocidades de obturador de até 1/2000 de segundo.
2. Qualidade de dados superior
Nem todos as áreas são criadas iguais, em ambientes de risco, como aterros ou locais de construção, a marcação e o registro de pontos de controle do solo (GCPs) nem sempre são possíveis. E assim, a P1 baseia-se em fluxos de trabalho de processamento cinemático em tempo real (RTK) para oferecer uma precisão invejável de até 3 cm horizontalmente e 5 cm verticalmente, mesmo sem GCPs. Dessa forma, é possível atingir precisões centimétrica.
3. Gimbal robusto para versatilidade robusta
A P1 é equipada com um gimbal de 3 eixos para compensar qualquer movimento rotacional indevido do drone como, inclinações ou rotações. O sensor fornece imagens suaves e claras para permitir a coleta precisa de dados georreferenciados. Dessa forma, o risco de lacunas de dados torna-se praticamente nulo e você não precisa mais se preocupar com os custos associados a novos voos.
4. Eficiência extraordinária
A Zenmuse P1 é capaz de tirar uma foto a cada 0,7 segundos durante o voo. Em alguns testes, foi possível mapear cerca de 300ha com uma taxa de sobreposição frontal de 75 por cento e uma sobreposição lateral de 55 por cento, atingindo uma precisão horizontal de 3 cm e uma precisão vertical de 5 cm. Esta eficiência impressionante permitirá que você faça muito mais em menos tempo.
5. Captura oblíqua inteligente
Para otimizar mais ainda o tempo (e com menos esforço) este recurso de Captura oblíqua inteligente faz com que a câmera gire e captura cinco imagens de cinco ângulos diferentes enquanto voa ao longo de sua trajetória de voo predeterminada.
Os parâmetros de voo definidos evitam a captura de imagens desnecessárias (como aquelas nas bordas das áreas de interesse) e captura apenas as fotos que são essenciais para a reconstrução da região de interesse.
Que impacto isso tem na eficiência do drone de levantamento? Como o drone está gastando menos tempo capturando fotos desnecessárias, pode facilmente cobrir cerca de 700ha em um único dia de trabalho (com um GSD de 3 cm). E após a coleta dos dados, será necessario menos tempo para processá-los.
6. Sincronização de dados TimeSync 2.0
A tecnologia TimeSync da DJI permite que o drone sincronize a câmera o controlador de voo, módulo RTK e o gimbal, verificando se as informações de posicionamento mais precisas estão marcadas em cada imagem. Enquanto o Phantom 4 RTK pode oferecer precisão de nível de milissegundo, o TimeSync 2.0 leva as coisas a um nível superior para fornecer sincronização no nível de microssegundo. E não vamos esquecer que o TimeSync ajusta os dados geoespaciais para o centro da câmera e os grava no formato EXIF e XMP para manter a precisão dos dados durante o pós-processamento.
7. Integração perfeita do Terra para pós-processamento perfeito
O DJI Terra é um software para mapeamento de drones "tudo-em-um", com todos os recursos de que você precisa para planejar, visualizar, processar e analisar dados aéreos.
Uma vez que esta solução de fotogrametria intuitiva e fácil de usar se sincroniza sem esforço com os drones da DJI e as câmeras, você poderá gerar modelos e medições 3D mais detalhados e precisos.
Deve-se notar também que o Terra otimizou as velocidades de processamento exponencialmente desde o seu lançamento e agora está mais eficiente do que nunca, permitindo que os topógrafos trabalhem em missões de mapeamento em tempo real e com recursos de automação interessantes, como 'Região de interesse', que permite que o processamento das imagem sejam realizadas em uma região-alvo específica.
8. Preenchendo as lacunas
A solução P1 é atualmente a última geração de câmeras para missões complexas com mais rapidez e eficiência, permitindo adquirir imagens de ultra resolução que são necessárias para criar ortomosaicos 2D detalhados e reconstruções 3D para levantamentos geológicos, engenharia hidráulica, preservação histórica , e muito mais.
A compatibilidade da P1 com o software DJI Terra permitirá que as equipes renderizem e visualizem rapidamente os dados em tempo real e, por fim, reduzir seus tempos de pós-processamento.
Receba atualizações sobre novidades e tendecias sobre os Drones, se inscreva no Blog da Drone Visual !!
A Zenmuse P1 já está disponível para encomenda, entre em contato para saber mais detalhes.
Compartilhe essa matéria em suas redes sociais:
Para saber mais sobre o DJI Zenmuse L1: www.dji.com/zenmuse-l1
Para saber mais sobre o DJI Zenmuse P1: www.dji.com/zenmuse-p1
Fonte DJI Enterprise
Comments