top of page

TUDO SOBRE OS DRONES MATRICE 30 ENTERPRISE (DJI M30)

O DJI Matrice 30 é um dos drones mais revolucionários da atualidade, uma aeronave compacta, ágil, com longa autonomia de voo e diversas outras funcionalidades fantásticas.


Lançado pela DJI em março de 2022, o MATRICE 30 vem para revolucionar o segmento de aeronaves da linha Enterprise da DJI devido seus sistemas embarcados que possibilitam o uso para diversas aplicações como segurança patrimonial e pública, inspeção de ativos e entre outras particularidades que tornam esse drone uma ferramenta incrivel.

Drone DJI Matrice 30
Drone DJI Matrice 30

O Matrice 30 possui um rádio controle exclusivo, o DJI RC Plus, que opera com base no aplicativo de voo DJI Pilot 2, software utilizado para controlar as aeronaves da linha enterprise, uma estação de carregamento de baterias chamado de BS30, e um diversos sistemas e funções dedicadas para inspeção — como o “Smart inpection”, e encriptação dos dados garantindo a segurança das imagens capturadas e dos dados gerados.


O Drone conta com tempo de operação de até 41 minutos, resistência a ventos de até 54 km/h, velocidade máxima de 83km/h e teto operacional de 23.000 pés ou 7000m devido seus rotores para operação em grande altitudes.


E isso, é só o início do que se tem a dizer sobre esta máquina e suas capacidades técnicas e operacionais. Vamos nos aprofundar nesses tópicos e entender porque o DJI M30 é um drone tão espetacular em termos de capacidade de voo, câmera e dinamismo de voo.


Versões do drone DJI M30 (Matrice 30 Séries)


A série matrice 30 possui 04 versões disponiveis, todas as versões possuem praticamente as mesmas características de equipamento, modificando apenas a câmera embarcada, sendo os modelos M30, M30T, M30 Dock e M30T Dock.


Vamos analisar as diferenças entre as versões...


Versão M30


A versão M30, possui uma câmera com 2 lentes para captura de imagens, sendo uma lente de zoom com sensor de 1/2 polegadas com 48mp de resolução e com capacidade de gerar vídeos em 8k, uma lente wide com sensor de 1/2 polegadas com 12mp de resolução, distância focal equivalente a 24mm e capacidade de gravar vídeos em 4k 30fps.


Através da combinação de suas lentes wide e zoom é possível ampliar as imagens em um ZOOM até 200x, sendo o zoom híbrido composto por zoom digital de 1 a 5x na lente wide e zoom ótico de 5 a 16x na lente de zoom.


Este poderoso zoom garante aos operadores uma grande capacidade de visualização para cobrir perímetros ou realizar inspeções de ativos sem se aproximar e expor a riscos a aeronave, ou equipes presentes no local.


Além de um sensor telemétrico LRF Laser com capacidade de aferir distância, altura e coordenada de objetos a até 1200m de distância.

DJI M30 (Matrice 30)
Versão: Drone DJI M30

Versão M30T


A versão M30T / Termal, é um modelo mais completo, pois além das mesmas especificações de câmera do M30, possui uma lente térmica com resolução de 640x512, com aprimoramento de imagem por inteligência artificial que eleva sua resolução para excepcionais 1280x1024, e isso já é uma configuração default, ou seja, não é necessário alterar nenhuma configuração ou habilitar qualquer funcionalidade para que se aprimore as imagens geradas.


Além de possuir uma distância focal equivalente a 40mm com capacidade de gerar imagens radiometrias em R-JPG.


A lente térmica desse drone possui as funcionalidades termais já conhecidas nos modelos anteriores da linha Mavic 2 Enterprise como:


  • Aferição de temperatura de área, na qual se exibem as temperaturas máximas e mínimas presentes na área selecionada na imagem;

  • Mover a área de seleção e aferir suas temperaturas;

  • Seleção de temperatura, sendo possível selecionar uma faixa determinada de temperatura, por exemplo, de 32 a 38 graus célsius.

  • Alterar a paleta de cores selecionada para visualizar apenas os objetos que estejam na faixa de temperatura setada, como, por exemplo, pessoas perdidas em uma mata — as demais temperaturas são exibidas em cores preto e branco, facilitando a compreensão e auxiliando na busca e identificação, otimizando tempo e recursos.

Drone DJI M30T (M30T)
Versão: Drone DJI M30T

Versões M30 DOCK


As versões M30 Dock séries, assim como as versões padrões estão divididos entre M30 Dock e M30T Dock, ambas as versões possuem as mesmas especificações de câmera e equipamento das versões padrões.


Porém, as versões dock operam em conjunto com o equipamento DJI dock, que basicamente é um droneporto autônomo, onde o drone fica guardado e é capaz realizar a decolagem e o pouso automático, sendo possível aplicá-lo em diversos cenários de inspeção e segurança patrimonial.


O equipamento DJI Dock é a prova d’água, ou seja, pode ficar ao ar livre, possui uma estação meteorológica, e o carregamento das baterias do drone é feito por indução, para operações em diversos tipos de ambientes que demandem uma aeronave sempre pronta.


Não é possível realizar o upgrade das versões de drone M30 e M30T para a versão dock, pois a versão dock possui a funcionalidade específica para o carregamento por indução e integração com a o DJI Dock.

Drone DJI M30 Dock e M30T Dock
Versão: Drone DJI M30 e M30T Dock

Portabilidade


Agora que falamos sobre as principais especificações de câmera, vamos focar nas funções do equipamento, iniciando com a sua portabilidade.


O M30 pesa apenas 3,7kg e pode ser transportado com grande facilidade, seus braços dobráveis com sistema de auto travamento garantem maior segurança operacional, não sendo mais necessário rosquear braçadeiras o que pode desgastar componentes, dessa forma, com apenas um movimento de abertura os braços se travam automaticamente no lugar, a segurança operacional deste equipamento é tão grande que se um braço não for corretamente travado seu sistema impede o acionamento dos motores notificando através do sistema do drone.


O trem de pouso é integrado a aeronave, não sendo necessário acoplar ou rosquear, agilizando a montagem do equipamento em campo. Algo que não é visto na aeronave M300 que possui o trem de pouso externo e é necessário realizar o procedimento de encaixe antes da operação.


Tempo de montagem


Isto garante que o equipamento entre em operação rapidamente, tendo um tempo médio de 60 a 90 segundos para ser montado e realizar a decolagem, a câmera também é integrada ao drone e possui o sistema de autotravamento, ou seja, não é necessário acoplar e nem remover proteção de gimbal, pois ele se trava sozinho quando colocado na posição correta de travamento, além de realizar uma autocalibração toda vez que iniciado.


Outra característica é seu sistema de bateria dupla que permite a troca quente, ou seja, é possível remover e substituir uma bateria de cada vez, dispensando a necessidade de desligar a aeronave por completo, agilizando as operações, uma vez que o equipamento permanece conectado com todos os sistemas e pronto para decolar novamente.

Drone DJI M30
Drone DJI M30 - Portabilidade

Proteção de contra água e poeira


Operações de segurança pública e privada onde a velocidade da operação é essencial, não tem hora e nem lugar para acontecer e muito menos esperam condições climáticas favoráveis, o M30 possui classificação IP55, conseguindo operar em condições climáticas extremas, em temperaturas de -20 a 50 graus, voar durante chuvas pesadas de até 200mm e ventos de grande intensidade.


Além do drone, o Rádio Controle DJI RC Plus possui classificação IP54 garantindo que não só a aeronave seja resistente à grande amplitude térmica operacional e água, mas também seu rádio controle possui classificação para resistir a operações exigentes.

Drone DJI M30 - IP55
Drone DJI M30 - IP55

Distância de operação


Além da classificação IP55, o M30 integra o sistema de transmissão de imagens e dados para o operador, chamado de Ocusync3, que garante comunicação de até 15km de distância através de seu algoritmo anti interferências atualizado, permitindo assim que o conjunto opere em ambientes com grande poluição de frequências e continue recebendo o feed de vídeo com resolução de 1080p.


Isso acontece graças a suas 6 antenas, sendo duas para transmissão e 4 para recepção, garantindo uma comunicação de informações entre drone e operador 2x mais rápido do que outras versões de drone.


Essa característica garante que o drone seja operado nas mais diversas situações sem que tenha problemas técnicos de comunicação, como, por exemplo, inspeção de torres de telecom e linhas de energia que possuem grandes interferências de rádio e eletromagnetismo que causam problemas na maioria dos drones, afetando a operação.

Drone DJI M30 - Dupla operação
Drone DJI M30 - Dupla operação

Sistema de ante colisão


O sistema de anticolisão também foi aprimorado, os conjuntos agora são formados por um sistema duplo, sendo um par de sensores Infravermelho e outro par de sensores ToF, que basicamente consegue determinar a distância entre objetos a partir da emissão de luz, garantindo eficiência na identificação de obstáculos mesmo em ambientes de pouquíssima luz.


A distância de identificação de objetos pode ser customizada, definindo diferentes configurações para diferentes cenários operacionais garantindo capacidade de operação mesmo em ambientes mais complexos.

O drone também possui luzes auxiliares na parte superior e inferior do drone, tornando esse drone mais semelhantes as necessidades de segurança de aeronaves tripuladas que acessam o espaço aéreo, melhorando a aeronavegação e identificação. Esse recurso é fundamental, fazendo com que o M30 opere em segurança em espaços aéreos compartilhados com aeronaves tripuladas, como por exemplo, em cenários de desastre natural e busca de vítimas onde diversas aeronaves trabalharão em conjunto na busca, esse recuro garante segurança operacional e coordenação para todas as aeronaves presentes.


Sistema de redundância


E quando se trata de segurança operacional, na aviação a palavra-chave é sempre REDUNDÂNCIA!!!


E o M30 leva redundância a sério, esta aeronave conta com:

  • Sensores IMU para estabilização do drone redundante;

  • Barômetro redundante;

  • Antenas RTK redundantes;

  • Módulo GNSS redundante; e

  • Bússola redundante.

Além de recursos para segurança de voo, como um sistema de pouso de emergência com 3 rotores possibilitando minimizar riscos operacionais, onde o operador será capaz de direcionar a aeronave em pane para aterrissar em local que não represente riscos a pessoas próximas.


E o sistema DJI ADS-B Airsense, que identifica e exibe na tela de voo todo tráfego aéreo tripulado garantindo segurança operacional e maior consciência situacional ao operador do drone auxiliando em suas tomadas de decisão.

Drone DJI M30 - Redundância de hardware
Drone DJI M30 - Redundância de hardware

Câmera de visualização FPV

Além da câmera já mencionada de captura, o M30 possui uma câmera secundaria apenas para visualização das imagens, chamada de câmera FPV. Essa câmera possui todas as informações de telemetria de voo em um display amigável, sendo similar aos sistemas presentes em aeronaves militares ou aeronaves comercial modernas — chamada de HUD (heads up display).


A câmera também possui o recurso de otimização de imagens para cenários com pouca luz ou voos noturnos, o que possibilita a operação da aeronave com grande segurança.



Operadores simultâneos


O M30 possui um recurso de voo muito importante para alguns tipos de aplicações, sendo a operação com um ou dois controles, existindo a possibilidade de:

  • Um operador pilotar a aeronave e outro operador controlar apenas a câmera; ou

  • Realizar a operação compartilhada, na qual um operador secundário assume o comando da aeronave quando o operador primário perder conexão com o drone.

Esse tipo de funcionalidade permite que uma aérea maior de voo seja alcançada pelos operadores do drone, como em inspeção de linhas de energia, onde o operador primário desloca o drone até determinado local e o segundo piloto ganha a operação para afastar mais o drone.


Cenários de segurança pública e privada também poderão se beneficiar dessa função.


O sistema do drone informa através de indicadores em seu sistema de voo quem está no controle da aeronave no momento, trazendo segurança operacional.

Drone DJI M30 - Operação em conjunto
Drone DJI M30 - Operação em conjunto

Rádio Controle Plus — RC PLUS


O Rádio controle do M30 é um espetáculo à parte, chamado de DJI RC Plus, esse controle possui uma tela antirreflexo de 7 polegadas, o que garante excelente visualização, 8 botões adicionais que possibilitam agilidade operacional criando atalhos para diversas funcionalidades.


O controle possui tanta potência que possui um chip 8 Core com 4x mais CPU e 7x mais GPU quando comparado ao Smart Controller utilizado nas aeronaves anteriores da linha Enterprise.


Possui até 6 horas de operação utilizando suas baterias internas combinadas a bateria externa WB37, as mesmas já utilizadas em versões anteriores de Smart controller e estação DRTK-2.


O controle possui proteção contra interpéres IP54, possui uma faixa de operação de -20 a 50°C e possui duas antenas removíveis com porta MCX, o que possibilita outras conexões e possibilidade de aumentar o raio de comunicação entre piloto e drone.


Além da possibilidade de criação de rotas automáticas para mapeamentos e segurança perimetral diretamente no controle através aplicativo DJI Pilot 2, que foi redesenhado exclusivamente para esse controle — será compatível com outros rádio controle em breve.

Drone DJI M30 - RC PLUS IP54
Drone DJI M30 - RC PLUS IP54

Software FlightHub 2


O sistema do M30 também é compatível com o software FlightHub 2 para gerenciamento de frota de drones e transmissão de imagens para CFTV, o que torna possível o compartilhamento de informações, imagens e localização para os demais usuários do sistema, tornando a aplicação de segurança pública e privada, busca e salvamento e identificação de suspeitos em perímetro mais eficientes e responsivos recebendo dados essenciais em tempo real.

Drone DJI M30 - Integração com FlightHub 2
Drone DJI M30 - Integração com FlightHub 2

Funções automáticas para inspeção


Esta aeronave conta também com sistemas de voo inteligente e recursos de voo exclusivos, como por exemplo:

O sistema Smart track, onde a câmera identifica objetos como carros, barcos, pessoas, caminhões etc. e mantem estes objetos centralizados, identificando com o auto zoom e ainda exibe em tempo real um ponto no mapa referente ao objeto rastreado, esta função pode ser aplicada tanto em operações diurnas e noturnas.


Como se isto já não fosse digno de um filme de ficção cientifica ainda é possível criar marcadores no mapa através de seu sensor laser Rangefinder da câmera que detecta, afere distância e identifica coordenadas de objetos ou pontos de interesse a até 1200m, esses pontos podem ser visualizados em tempo real na bússola exibida na parte inferior da tela de voo, ponto este que pode ser visualizado e editado, suas informações e localizações podem ser editadas e assim atualizar o status para toda equipe que esteja conectada a este projeto via Flight hub2.


Com diversos pontos criados em um mesmo setor é possível alternar entre eles clicando no mapa ou nos botões configuráveis no RC Plus, existindo também a possibilidade de executar a programação “Look-at-Pin”, que funciona da seguinte forma, ao selecionar o marcador a câmera olha automaticamente para o ponto e o centraliza na tela, facilitando a navegação e acesso rápido às informações seja pela câmera de zoom ou termal.


Para inspeções de alto nível a funções para captura de foto em grade com alta resolução permite a captura de diversas fotos de um mesmo objeto ou área para visualização aprimorada. Nessa função o operador do drone cria uma grade sobre o objeto de interesse, a qual será capturada diversas fotos em alta resolução que serão unidas para compor uma única imagem, semelhante aos panoramas e asteroids que já eram presentes em versões da linha consumer, o que possibilita a inspeção detalhada de ativos. Estas imagens podem ser analisadas tanto no display do rádio controle DJI RC Plus logo após a captura ou analisadas posteriormente em um computador através do arquivo HTML gerado e armazenado em uma pasta do drone.


  • O sistema “Smart Low-ligh Photo” garante a captação de fotos aprimoradas através de um algoritmo que ajusta os parâmetros e faz com que seja possível a melhor visualização dos elementos que compõe a imagem gerando assim fotos de alta qualidade. Esta funcionalidade é ideal para ambientes de pouca luz ou sombreados por conta de ângulos desfavoráveis em relação a fonte de luz, o que possibilita inspeções e visualizações até mesmo nos cenários mais exigentes.

Drone DJI M30 - Função "Low Light"
Drone DJI M30 - Função "Low Light"

Estação de carregamento


Como se não bastassem todas essas especificações e funcionalidades, o M30 conta com sua estação de carregamento das baterias, chamado de BS30. Esse carregador é um case rígido que comporta e recarrega 2 baterias TB30 para a aeronave, duas baterias externas WB37 para o DJI RC Plus e 1 RC Plus, porém não se deve armazenar e transportar baterias no case BS30, o armazenamento e transporte deve ser realizado em uma bolsa ou case específico!


O carregador BS30 possui 3 programações de carga para diferentes cenários operacionais, sendo elas:

  • Standard: Função padrão de carregamento, de 0 a 100% de carga em 50min, ideal para operações cotidianas nas quais é necessário voar por períodos longos e contínuos. Tenha suas baterias sempre prontas para sua demanda diária de trabalho.

  • Ready-to-Fly: Função de carregamento rápido para operações rápidas, como busca e salvamento, as baterias são carregadas de 20 a 90% em 30min, ideal para cenários onde o voo contínuo é extremamente importante. Nesse modo as baterias são carregadas somente até 90% e colocadas em standby enquanto outra bateria entra em ciclo de carregamento.

  • Storage: Função de carregamento para armazenamento por tempo indeterminado, as baterias são carregadas até 50% para armazenamento correto e seguro. Baterias carregadas com 90% ou mais por períodos iguais ou maiores que 120 dias por ano perdem sua garantia, esta estatística pode ser verificada através dos logs.

Drone DJI M30 - Carregador DJI BS30
Drone DJI M30 - Carregador DJI BS30

Segurança de dados


Em termos de segurança de dados não seria diferente, soluções de alto nível em todos os aspectos.

Drone DJI M30 - Segurança de dados

O M30 conta com criptografia na proteção dos dados gerados, não somente o DJI RC Plus e o SD Card podem ser protegidos via senha para o acesso das informações, mas os Logs de voo da aeronave podem ser apagados de seu armazenamento interno, garantindo assim que mesmo no caso da perda ou extravio do equipamento, os dados referentes aos voos, localizações e parâmetros não sejam acessados por pessoas não autorizadas ou mau intencionadas.


As informações da aeronave podem ser encriptadas e decriptadas através do software de computador da DJI, chamado de “Decrypt Tool”, software desenvolvido para trazer mais segurança de dados.


Desenvolvimento SDK


A DJI também possibilita o desenvolvimento de acessórios e aplicativos de voo para os drones através dos pacote SDK, ou seja, Kit de desenvolvimento de software ou devkit disponibilizados para o desenvolvimento de software que permite a criação de aplicativos para um certo pacote de software, plataforma de hardware, sistema de computador e entre outros.


Através do pacote de desenvolvimento MSDK — “Mobile SDK”, e PSDK — “Payload SDK”. Combinando essas ferramentas de software com as portas de entrada no drone OSDK e PSDK e Mobile SDK 5.0 (Android) garantem o desenvolvimento “Opensource” de acessórios e softwares específicos para demandas específicas em áreas em que ainda não possuem soluções disponíveis, estes periféricos podem ser fixados à aeronave através de 4 Parafusos na parte superior da aeronave.


Exemplos de acessórios desenvolvidos por empresas terceiras são sensores laser, refletores, alto-falantes, detectores de gás e entre outros acessórios que podem ser desenvolvidos para aplicações especificas.


A Drone Visual possui uma das maiores lojas de Drones do Brasil, possuímos os Drones para inspeção, segurança, mapeamento aéreo, pulverização agricola e toda a solução integrada de drones nos mais diversos usos, além de acessórios e softwares disponíveis para a aplicação profissional.

Acesse nossa loja e confira nossos produtos: CLIQUE AQUi.


Conclusão


Tudo no M30 é pensado às minúcias, cada detalhe é pensado para garantir a operação efetiva, o nível de atenção é tão grande que até mesmo o embaçamento das lentes por conta da diferença de temperatura entre os materiais do equipamento e a presença de neblina ou respingos de chuva são resolvidos através de um sistema de aquecimento da câmera, para que as lentes estejam sempre prontas durante os mais variados cenários de voo, seja, chuva, neblina, neve, altas ou baixas temperaturas e entre outros casos de inspeção, busca-e-salvamento, segurança pública e privada.


Capture seus dados e informações em qualquer clima, qualquer hora ou qualquer situação com a plataforma DJI M30 Series.

Drone DJI M30 e M30T
Drone DJI M30 e M30T
Assista mais abaixo o vídeo de lançamento do Drone Matrice 30 com legendas em português Brasil criado pela Drone Visual. 😎😁🙏



A Drone Visual é a primeira empresa no Brasil a possuir cursos exclusivos, presenciais, online e EAD na área de Drones, voltados a empresas e pessoas físicas que desejam utilizar a tecnologia em seus processos.

Possuímos diversos cursos voltados a operação, inspeção, mapeamento aéreo topográfico e agrícola, pulverização, CAAR, segurança e softwares de processamento das imagens dos Drones para diversas necessidades!

Possuímos um campo de Treinamento próprio com área aberta, segura com hospedagem inclusa, os melhores profissionais e equipamentos a sua disposição.

​Venha nos visitar e conheça a maior escola de Drones do Brasil! A mais bem avaliada do mercado!


Acesse nossa ESCOLA e confira nossos CURSOS: CLIQUE AQUI.



VÍDEO DE LANÇAMENTO


Assista abaixo o vídeo de lançamento do Drone Mavic 3 Enterprise Series.


SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS PARA ESTAR SEMPRE ATUALIZADO SOBRE OS DRONES E SUAS TECNOLOGIAS EMBARCADAS.

Quer saber mais sobre esse e outros Drone? CLIQUE AQUI para ser direcionado a pagina do produto e também a nossa loja online, fique a vontade para nos mandar um WHATSAPP para conversar diretamente conosco!! :D



Fonte [Drone Visual]

Comments


Escola de Drones - Cursos de Piloto

Interessado em Drones? O que acha de iniciar um curso de capacitação profissional nessa area que não para de crescer no Brasil e no mundo inteiro. Com variadas aplicações e diversos beneficios os Drones serão muito utilizados por todos no futuro, não perca tempo!!

A Drone Visual é a primeira empresa no Brasil a possuir cursos exclusivos online, teóricos e práticos na área de Drones, voltados a empresas e profissionais que desejam entrar nesse mercado. 

Possuímos um campo de Treinamento próprio com áreas abertas, seguras, os melhores profissionais e equipamentos a sua disposição.

 

Venha nos visitar e conheça a maior escola de Drones !

mavic_mini_2_folded-0.jpg

Loja

Revendedor Oficial DJI
dbf837a3d36495aadcb9c2d94e0c3479.jpg

Mavic

Drone portátil com recursos profissionais

Sem título.png

Matrice

Drone empresarial

airzusofficial2.jpg

Phantom

Drone para mapeamento aéreo

maxresdefault.jpg

Agras

Drone para Pulverização Agrícola

bottom of page